segunda-feira, 28 de maio de 2012

Barrocas: Câmara de vereadores concede 4 títulos de cidadãos barroquenses

Da esquerda para a direita: Vereador Miguel Carvalho, presidente da Câmara de Vereadores; Aldajam; Batista; Patrícia; Pastor Galvão e o Prefeito José Almir.


Pastor Galvão à esquerda recebendo o título de Cidadão Barroquense das mãos do Pastor Ivan da Minação

Patrícia Galvão à direita recebendo o Título de Cidadã Barroquense

Vereador Braz à esquerda passando o Título de Cidadão Barroquense para Batista

Aldajam recebendo o Título de Cidadão Barroquense das mãos do Vereador Betão

Na última quarta – feira, dia 23 de maio, a Câmara de Vereadores do município de Barrocas - Bahia, concedeu título de cidadão barroquense para quatro pessoas ilustres naturais de outras cidades que moram aqui no município de Barrocas há vários anos.

Os quatro homenageados e reconhecidos são: Pastor Galvão com sua esposa Patrícia, Aldajam e Batista.

Aldajam e Batista foram indicados pelo vereador Betão, enquanto que o Pastor Galvão com sua esposa Patrícia tiveram suas indicações através de um requerimento da OMEB – Ordem dos Ministérios Evangélicos de Barrocas – idealizado pelo Pastor Ivan da Minação, vice-presidente da OMEB e acatado pelo presidente da Câmara de Vereadores o Sr. Miguel Carvalho.
Todos fizeram seus agradecimentos pelo Título de Cidadão Barroquense. O Pastor Galvão em particular falou que este título é importante para a vida dele e almeja a cada dia um outro título que é para a eternidade, que é o de Cidadão dos Céus, fazendo referência à Bíblia Sagrada no Salmo 15 que diz:

SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.
Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.

PARABÉNS PARA TODOS!


terça-feira, 22 de maio de 2012

OMEB – Ordem dos Ministérios Evangélicos de Barrocas: Reunião para definições

Pastor Ivan da Minação: vice-presidente da OMEB - Igreja Batista Renovada em Minação

Segunda Secretária, em pé: Irmã Débora da Igreja Internacinonal da Graça

Primeiro Tesoureiro: Presbítero Josman Costa. Igreja Batista Nacional Independente

Corrente de oração

Suporte técnico: Irmão Ivan. Igreja Batista Betel


Da esquerda para a direita: Pastor Edson Morais (Batista Lírio dos Vales); Pastor Galvão (PIB em Barrocas) e Diácono Adelson (Batista Nacional Independente)


Os representantes dos Ministérios Evangélicos de Barrocas associados na OMEB se reuniram na segunda – feira passada, ontem dia 21, e definiram algumas questões concernentes aos interesses da Ordem.
Na Oportunidade, além de outros assuntos importantes como o DIP - Domingo da Igreja Perseguida, foi dado o início para a organização das comemorações da Cultura Evangélica que tem como feriado municipal o dia 23 de setembro.

A reunião ocorreu às 19:30h. no templo da Igreja Batista Betel, que tem como liderança o Pastor Marcone.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

TAPIRAMUTÁ: REVOLTADA, POPULAÇÃO INVADE DELEGACIA, MATA E QUEIMA PRESO

                                                                               Lucas Pio de Jesus, 23 anos, foi espancado e queimado


A revolta e vandalismo aconteceram no início da noite desta segunda-feira (14), na cidade de Tapiramutá, localizada na região de Jacobina. Lucas Pio de Jesus, vulgo Lunguinha, de 23 anos, tinha sido preso na madrugada de domingo (13), acusado de matar o deficiente visual Flávio Mendes Queiroz, de 82 anos.

O aposentado foi morto brutalmente por Lunguinha e outro comparsa, que teriam assassinado a vítima para roubar um rádio portátil. Para fazer justiça com as próprias mãos, populares destruíram as grades da cela, retiram o preso, e depois o espancaram, inclusive aplicando golpes de facão e machado. Para completar o linchamento, atearam fogo no corpo de Lunguinha, que morreu carbonizado.

Segunda as primeiras informações, outros presos que estavam na delegacia teriam conseguido fugir. O clima na cidade é de muita tensão e medo.

Entenda como tudo começou

Lucas Pio de Jesus, 23 anos, foi espancado e queimado

Um senhor de 82 anos, por nome Flávio Mendes Queiroz, portador de deficiência visual foi brutalmente espancado em sua residência onde morava sozinho em uma tentativa de assalto.

Segundo testemunhas, a vítima foi encontrada por seus vizinhos volta das 5 horas. A vítima foi imediatamente encaminhada para Salvador em estado grave. O Sr. Flávio não resistiu e veio a óbito ainda na ambulância, nas proximidades da cidade de Feira de Santana.

Segundo informações da Polícia Militar, por volta das 5h, um comerciante ligou para avisar que o seu comercio estava sendo furtado, e logo a guarnição se deslocou para o local, mas não encontrou ninguém.

O comerciante, juntamente com seu sogro e o cunhado, foi informado que duas pessoas tentaram furtar o seu comercio e saíram em busca dos possíveis assaltantes.

Nas proximidades da casa do Sr. Flávio encontraram um elemento portando um rádio, que ainda tentou esconder. O comerciante abordou o elemento que estava com a roupa toda ensanguentada e o levou para o DPM, entregando-o à polícia. A policia acionou o filho da vítima, que reconheceu o rádio como sendo do seu pai.

Segundo a polícia, os crimes de latrocínio e a tentativa de furto estão sendo investigados. Se comprovados, o elemento preso, Lucas Pio de Jesus, (Lunguinha), 23 anos, que confessou o crime de latrocínio, pode ter tido a ajuda de outra pessoa, já que uma testemunha afirmou que o furto a uma distribuidora de bebidas teve a participação de mais um elemento.

O acusado ficou detido na Delegacia de Polícia de Tapiramutá e o corpo da vítima encontra-se no Instituto Médico Legal (IML) de Feira de Santana para necropsia. A população de Tapiramutá está chocada com a tragédia.

Fonte: Guarda Municipal de Tapiramutá

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Governador Wagner inaugura obras na zona rural de Barrocas e fala sobre ações de combate a seca


A comunidade beneficiada com pavimentação, praça, parque infantil e palco fixo foi Alambique a 3 km da sede do município.


O governador Jaques Wagner (PT), visitou no domingo (13), o município de Barrocas, onde inaugurou no Povoado de Alambique, a 3 km da sede do município 4.560 metros quadrados de pavimentação (paralelepípedo), além da Praça Joaquim Umbelino Cardoso, parque infantil e um palco para os eventos. As obras são frutos de um convênio no valor de R$ 400 mil, firmado entre a Prefeitura de Barrocas e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Jaques Wagner e o secretário de Desenvolvimento Urbano Cícero Monteiro, ao lado do prefeito José Almir, “descerraram a placa de inauguração e na oportunidade Almir de Maciel, como é conhecido o prefeito, disse que o município estava vivendo um dia impar, pois pela primeira vez um governador visitava a zona rural e para entregar uma obra tão importante. Ele também agradeceu ao governador por escolher Barrocas para passar o dia das mães e as ações realizadas que vem melhorando a qualidade de vida das pessoas, a exemplo do asfalto da BA 411.
O governador chegou de helicóptero ás 09h30, acompanhado do senador Walter Pinheiro e foi recepcionado pelo prefeito José Almir Araújo Queiroz e pelos vereadores do município. Em carreata, Wagner seguiu até o povoado e ao chegar à comunidade disse ao CN que a poeira durante a seca e o fim da lama nos períodos de chuva para quem trafegam naquele trecho que faz parte da BR 349 estava prestes a acabar, pois já foi elaborado o projeto e está sendo aguardada a liberação do empréstimo de R$ 1 bilhão pelo Banco Mundial para asfaltar os 22 km que liga Teofilândia, passando por Barrocas até o Distrito de Bandiaçú- Coité quando entroncará com a BA 409.
Ao chegar ao Povoado, cujo nome originou-se de uma antiga fábrica de cachaça há seis décadas, o governador foi a “Bodega” de Bento Dias Cunha, conhecido por Bento Preto e recebeu o convite da dona da casa, “Dona Joana”, para comer um mocotó e o convite foi prontamente aceito. Enquanto o governador saboreava a comida típica da região, os convidados lotaram a bodega e eram atendidos por Maria de Lurdes. ”Essa foi a primeira bodega da região instalada a 26 anos e aqui é um ponto de encontro das pessoas, pois é entroncamento das estradas para Bandiaçú e Salgadália, comunidades do município de Conceição do Coité”, falou Lurdes de Cornélio, como é conhecida a comerciante.
O governador falou durante seu pronunciamento que estava feliz por ver que os recursos liberados para as obras foram bem aplicados. A gente só não gosta de ver os recursos desviados e os benefícios não chegarem para as pessoas. Segundo o governador,  o município de Barrocas está entre os mais prejudicadas com a estiagem, considera a mais severa dos últimos 40 anos e demonstrou preocupação com a falta de chuva e garantiu que o Poder Executivo Estadual está tomando medidas para minimizar os prejuízos econômicos e sociais e citou entre as ações realizadas pelo governo para amenizar os efeitos da estiagem, a obras do o sistema de abastecimento de água de Biritinga que deve ficar pronto no início do segundo semestre. “Será captada água de cinco poços com 400 metros de profundidade. Isso vai aumentar em 50% o volume de água que abastece cidades como Biritinga, Serrinha e Barrocas. Assim que o sistema ficar pronto, imediatamente vamos começar a montagem dos tubos para levar água de qualidade às cidades aqui da região. Eu vou aonde tem problema para resolver”, falou Wagner.

Das mãos da mãe do prefeito, o governador levou um ramalhete de flores
Ele falou que nesta segunda-feira (14), estará em Brasília, aonde vai se reunir com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para apresentar novos projetos no âmbito do programa Água para Todos. “Já estamos realizando ações emergenciais nos municípios prejudicados com o fornecimento de carros-pipa, distribuição de cestas básicas e alimentos para animais. Mas queremos viabilizar outros projetos, obras estruturantes e definitivas, como mais adutoras e barragens. Os projetos que serão apresentados ao governo federal são da ordem de R$ 550 milhões”, concluiu o chefe do executivo baiano.
Estiveram presentes no ato de inauguração os prefeitos de Capela do Alto Alegre, Claudinei Novato Xavier (PCdoB), Teofilândia, Tércio Nunes (PDT), Serrinha, Osni Cardoso (PT) e Maria Edneide, “Nenca”, do município de Araci. Na esfera estadual, integraram a comitiva governamental os deputados petistas Bira Coroa e Fátima Nunes, além do deputado Federal João Bacelar (PR).
A deputada Fátima Nunes, disse que ao vê o governador no interior da casa de Dona Josefa, lembrou da sua origem no município de Paripiranga, onde nasceu e morou muitos anos numa casa da tamanha simplicidade da visita por Wagner. “O que vejo aqui no Alambique é um empreendimento fantástico e de valorização a cidadania”, falou a parlamentar.
Na opinião do deputado Bira Coroa, o governador Wagner chegou para consolidar a democracia e agradeceu por atender ao primeiro pedido que fez para o município em 2006, quando visitou Barrocas pela primeira vez, que foi o asfalto da estrada que liga a sede do município a Serrinha. O parlamentar lembrou que todas as vezes que Wagner vai a Barrocas é para entregar equipamentos de cidadania, a exemplo da estrada e do PSF da sede, inaugurados na primeira visita oficial que fez ao município em julho de 2010.
A banda marcial regida pelo professor Raimundo Queiróz, apesar de estarem fardados, animaram o ato e o aboiador Manoelzinho, foi chamado pelo governador Wagner, depois de encerrar seu pronunciamento e o som ja desligado para aboiar e em versos falou da importância da obra e da atuação de Wagner no estado. “Sempre que o governador vem à região, eu o acompanho, pois considero o que mais trabalhou na região”, falou o repentista ao CN. 
Por: Valdemí de Assis/ Fotos: Raimundo Mascarenhas
Fonte: Calila Notícias

sábado, 12 de maio de 2012

Alambique: Quase tudo pronto para receber o Governador Jacques Wagner.


A segunda visita do Governador do Estado da Bahia, Jacques Wagner (PT) à Barrocas vem sendo bastante aguardada, há uma expectativa muito grande principalmente por parte das autoridades políticas.
Wagner vem à cidade para participar da inauguração de várias obras na localidade de Alambique, povoado onde com participação do Governo do Estado a Prefeitura trabalhou bastante; Além da Praça e Pavimentação de todas as ruas, um parque infantil foi instalado e a Quadra de Esporte foi reformada.
Na manhã dessa sábado véspera da visita de Wagner, segundo o Secretário de Obras, senhor Dê, cerca de 30 homens ainda trabalhavam dando os últimos retoques na praça e no calçamento, além de serviços de limpeza pintura e colocação de gramas.

Para receber o Governador até a via de acesso ao povoado recebeu tratamento especial, uma patrol tratou de recuperar todo o trecho.

Os moradores da comunidade dizem que têm muito o que comemorar, o senhor  Lôro disse; “o trabalho tá ótimo, era um povoado que sempre tava esquecido, agente esperava por esse trabalho há 10 anos, e graças a Deus o atual prefeito prometeu e cumpriu o que falou, aqui nos só temos que agradecer, pois até na construção da capela Almir deu uma grande força” e continuou “aqui era um povoado muito feio, e hoje tá uma beleza, até os visitantes, o pessoal que passa falam que foi uma grande reforma” lembrou, quanto a visita do governador, seu Loro disse “é um momento importante eu mesmo nunca vi esse home, agora vou ter oportunidade de conhecer, não só eu como toda comunidade e visitantes” concluiu.

No momento que estávamos por lá, vimos à felicidade das crianças com instalação do parquinho, uma marca da atual administração. Uma pequena menina brincava junto com um bebê, perguntamos o que ela estava achando, e ela timidamente disse; “é muito bom brincar aqui nestes brinquedos”, um garotinho se aproximou e disse que o parque era legal, assim como a quadra onde eles podiam jogar bola, ele agradeceu ao Prefeito Almir por trabalhar pela comunidade.
O Governador Wagner deve chegar a Barrocas por voltas das 10 horas do domingo, o helicóptero trazendo a comitiva pousará no Campo de Futebol da cidade, em seguida de carro o alcaide seguira para a comunidade de Alambique.

Crianças antecipam a inauguração e já se divertem nos brinquedos, elas merecem.
@ Nossa Voz

quinta-feira, 3 de maio de 2012

APLB – Sindicato dos trabalhadores em Educação do Estado da Bahia realiza o II Seminário da Delegacia Sertão Norte – Barrocas



Foi realizado no último sábado 28 de abril, o II Seminário da Delegacia Sertão Norte - Barrocas, o evento teve início ás 8:00, justifica-se pela necessidade de ampliar o debate em torno de questões inerentes aos direitos dos profissionais da Educação. Esta iniciativa decorre também do interesse de inserir o movimento amplo, em favor da melhoria da educação pública brasileira, destacando-se aqui, a garantir condições dignas para o trabalhador educativo. Portanto, considera-se este evento de grande relevância para os trabalhadores, já que muitas vezes seus direitos são relegados ao descaso pelo poder público, o que torna indispensável à organização e a luta constante.
Viviane Campos, Diretora da Delegacia Sindical Sertão Norte disse que esse seminário organizado pela APLB Sindicato do município de Barrocas, teve o intuito de promover discussões e reflexões acerca dos direitos dos trabalhadores da educação; “a gente sabe muito bem que muito dos nossos direitos estão sendo colocado de lado, e muitos dos nossos trabalhadores da educação desconhecem os seus direitos, então viemos aqui discultir sobre o direito previdenciário, sobre o direito a termos uma boa saúde, pois todo trabalhador da educação sofre em sala de aula, em outros setores da educação com a sua saúde, o assédio moral, que é cosia muito comum, apesar de muitas pessoas não presenciarem, é coisa comum em nosso município o assédio moral, e também o Plano de Carreira Estatuto do Magistério, tanto é que nosso o município não tem um estatuto do magistério, então são assuntos importantes e relevantes para a educação do nosso município, e também para o bem-estar de todos os profissionais da educação, portanto, o nosso seminário veio para trazer isto, Discussões, reflexões e conhecimentos para toda a população da cidade de Barrocas” garantiu.
Já o Presidente da ABPL/Barrocas, José Francisco, o Thesco, falou da importância desse evento em trazer um grande esclarecimento para a educação, já que aqui em Barrocas há o Plano de Carreira, mas, não temos o Estatuto do Magistério; “com esse evento a gente abre caminho para a confecção desse Plano de Carreira e desse estatuto do Magistério, já que até o Plano de Carreira já está defasado. Um seminário de Esclarecimento aonde o trabalhador e a trabalhadora em educação vai saber quais metas, quais caminhos seguir, para um desenvolvimento essencial na comunicação municipal e estadual, já que é um evento pluricultural também”concluiu.
Participaram desse seminário professores da rede municipal e estadual, trabalhadores de apoio, serventes, vigilantes além de autoridades, dentre estas o Prefeito Municipal José Almir.

No Seminário diversos temas foram abordados; Saúde do Trabalhador em Educação – atravéz da Professora Hércia Azevedo, Direito Previdenciário – com Dr. Noildo Gomes, Assédio Moral –  com a participação da Profª Olívia Mendes e Estatuto do Magistério e Plano Carreira – com Joel Câmera.
Por Victor Santos – Jornal @ Nossa Voz

terça-feira, 1 de maio de 2012

Barrocas em destaque: Batoré vence em Itaberaba e segue liderando o Campeonato Baiano de Bicicross.


 


Depois de Salvador, no último domingo foi a vez de Itaberaba conhecer um barroquense chamado Marcos Amildo, popular Batoré, que não é delegado, mas impõe respeito e admiração por onde tem pedalado. Os garotos do Bicicross não são desbravadores, nem saldados, mas tem fincado a nossa bandeira em lugares distantes, tornando conhecida a nossa Barrocas.
A Seleção Barroquense de Bicicross foi à Itaberaba no sábado para disputar a 2ª Etapa do Campeonato Baiano, 14 pilotos barroquenses viajaram, alguns com chances de voltar de lá liderando a competição.
Os barroquenses foram bem, com destaque para Manoel Carneiro 1º lugar na categoria 15/16 anos, Kauã Sherman vice-campeão na 7/9, Joice Vitório vice-campeã na girls 17 anos, Kerson Felipe que conseguiu um 3ª pouco comemorado, mas diante de dificuldade acabou sendo um bom resultado e o menino Batoré, Campeão na categoria 9/10, que a cada dia se destaca como o melhor piloto barroquense da atualidade.
Batoré venceu as três corridas disputadas, na última corrida, caiu na linha de chegada, susto, pois o segundo colocado passou por ele neste momento. A direção correu para a mesa, mas foi confirmado que o barroquense cruzou a linha e caiu centímetros depois. Um fotógrafo profissional da imprensa local já havia se prontificado para confirmar a vitória, pois registrou o momento da chegada. Toda vitória do Marcos é difícil disse um dirigente.

Coordenador do Projeto ESC, Rubenilson tem sido um pai para os cerca de 40 meninos que participam, mas neste final de semana o pai coruja se emocionou ao ver o filho Kauã Sherman sagrando-se vice-campeão na categoria 7/8 anos, isso sem falar que o filho mais novo Issac 3 anos estreou na Pré-Bike. “Eu sempre vibro com as conquistas dos meninos, tenho que incentivar a todos, às vezes nem tenho como dar um apoio maior a meu filho como os outros pais fazem, eu tenho que incentivar 15 pilotos, por isso nesta etapa fiquei emocionado ao ver meu filho ser anunciado como vice-campeão” disse o paizão.
Com os resultados, dois Barroquense lideram o Campeonato Baiano deste ano, Manoel na categoria 15/16 anos e Marcos Amildo o Batoré na categoria 9/10 anos.
 

Fonte: @ Nossa Voz Esportes