Política

 

De quem é a culpa?

Ontem, dia 18, na Câmara de Vereadores de Barrocas, a Casa da Cidadania, aconteceu mais uma reunião dos legisladores. Desta feita com presenças, além do público costumeiro, de pessoas com maior influência no município.

Estavam presentes o delegado regional da APLB, José Francisco; o ex-prefeito José Edilson; a secretária de educação Jackeline e o procurador do município Dr. Israel.
  
Até aí tudo bem. A questão é que todos falaram e cada um focalizou a educação, além de outros temas a parte.

Entre várias abordagens importantes sobre a educação e a gestão do município, o que mais chamou atenção foi o embate paradoxal entre o ex-prefeito Edilson e os vereadores Dida e Braz.


O ex-prefeito falou que em sua gestão o “time” jogava muito bem e assim tudo dava certo; em réplica o vereador Braz interrogou que não entendia qual o motivo que hoje continua o mesmo “time” e estão aparecendo as críticas; treplicando, Edilson deixou entendido que a culpa pode estar no “técnico”.











Com a fala, o vereador Dida se expressou passando a responsabilidade para o “juiz”, dizendo que o “juiz” pode estar torcendo contra.






  
Em outro momento, já depois de encerrados os trabalhos da Câmara, José Francisco, diretor regional da APLB, falou que a culpa pode estar na “torcida”, ou seja, nos eleitores que escolhem seus governantes.






E PRA VOCÊ, DE QUEM É A CULPA?

Texto: Professor Ivan da Minação.


 


Política partidária não deve ser tratada como futebol







Para quem gosta de futebol com certeza tem um time que está dentro de sua casa, de seu trabalho, de sua vida, através de camisas, utensílios domésticos e tantas outras demonstrações de fidelidade a este clube.

É o torcedor fanático que vive em torno de uma equipe de futebol e que não importa a situação que esta equipe esteja, ele sempre vai torcer para ela.
Mesmo que seu time vá para a 2ª ou 3ª divisão ele estará defendendo a todo custo. Nunca o deixará, seja qual for a circunstância.

Quando esta mesma atitude ocorre na política partidária vemos muitos políticos eleitos sem compromisso com a ética, a moral, o respeito, para com a população, utilizando os recursos indevidamente deixando a mercê os cidadãos que pagam os impostos.

No momento em que o cidadão vota em determinados candidatos por emoção e não por razão política, este cidadão também se torna um “fanático”, um “torcedor” que não se importa com a vida do candidato e vota nele sem nenhuma reflexão. O político pode fazer o que for, pode ir para a “3ª divisão”, roubar, mal administrar, ele será votado.

É necessário que a política partidária não seja tratada como futebol e que cada eleitor vote consciente sabendo da vida de seu candidato.

E a vida de cada um não consiste apenas no período eleitoral, mas sim em toda a trajetória de existência. Assim, com as eleições municipais se aproximando precisamos desde já conhecer a vida dos pretensos candidatos.   


 

 

Você é filiado em algum partido político?



Muitas pessoas são filiadas em algum partido político e não sabem. Isso, porque em algum tempo assinou alguma ficha a pedido de amigos se tornando filiado sem saber.
Você pode ficar sabendo através da internet se está filiado em algum partido político.
Basta você acessar o site do TSE, o FiliaWEB, e escolher o município e os partidos políticos que existem nele.
Para uma pesquisa mais detalhada você pode colocar o número do seu título e saber se é ou não filiado em algum partido.

Para saber quais são todos os afiliados em um município, acesse:

Para certidão eleitoral individual, acesse:




Postado por: Ivan da Minação