sábado, 6 de agosto de 2011

Hiroshima relembra aniversário de bomba

No 66º aniversário de bomba atômica, japoneses demonstram preocupação com Fukushima


A cerimônia foi realizada no Parque Memorial da Paz de Hiroshima, onde está a famosa cúpula que ficou de pé após a tragédia

Hiroshima lembrou nesta sexta-feira os 66 anos do lançamento da bomba atômica sobre a cidade, em um aniversário marcado pela crise na central de Fukushima, com uma chamada ao desarmamento e à revisão da política nuclear do Japão.
Às 8h15 local (20h15 do horário de Brasília da sexta-feira), um minuto de silêncio e várias badaladas lembraram o momento em que a primeira bomba atômica caiu sobre a cidade - três dias antes que uma segunda bomba fosse lançada sobre Nagasaki.
Calcula-se que, no fim de 1945, cerca de 140 mil pessoas tenham morrido em Hiroshima e cerca de 74 mil em Nagasaki após o ataque nuclear, que levou à rendição do Japão em 15 de agosto desse ano e ao fim da Segunda Guerra Mundial.
A cerimônia contou com cerca de 53 mil pessoas, incluindo representantes de 66 países, entre eles EUA. Pelo segundo ano consecutivo, o prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, citou testemunhos de sobreviventes da bomba, os quais, disse, conseguiram com ajuda de outros reconstruir a cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.